Unidade Barra Bonita, da Raízen, recebe certificação Bonsucro

A unidade Barra Bonita, da Raízen, recebeu a certificação Bonsucro, principal padrão internacional de práticas sustentáveis na cadeia da cana de açúcar, que habilita não somente o acesso ao mercado europeu, como também a clientes de etanol e açúcar que exigem tais requisitos. Essa é a maior unidade do mundo a contar com esta certificação e a 21ª, das 26 unidades, da Raízen a receber o selo. A meta é que todas as 26 unidades estejam certificadas até 2021.

Para buscar a certificação Bonsucro, a Raízen se submete à uma auditoria independente, que verifica os diversos temas que compõem os eixos ambientais e sociais da cadeia produtiva da cana de açúcar, como: segurança, condições trabalhistas, uso da terra, biodiversidade, gestão hídrica, relacionamento com comunidades do entorno, entre outros.

“Estamos honrados em ter uma das unidades mais importantes do grupo certificada. Em 2011, fomos a primeira empresa global a ter uma unidade certificada, a Maracaí, e agora, a maior unidade do mundo. A Raízen é uma empresa de energia que lidera está agenda, porque entendemos que Sustentabilidade é uma alavanca de performance e parte fundamental da nossa proposta de valor junto aos nossos Stakeholders”, afirma Marina Carlini, gerente de Sustentabilidade da Raízen.

O Bonsucro tem hoje mais de 500 membros ao redor do mundo dedicados a alavancar a sustentabilidade na cadeia de produção da cana-de-açúcar. Atualmente, 25% das plantações mundiais e cerca de 57 milhões de toneladas de cana apresentam tal certificação.

“O Brasil é uma referência global em produção certificada Bonsucro de cana-de-açúcar e seus derivados. Temos aqui cerca de 63% do total de usinas atualmente certificadas no mundo e diversas experiências de sucesso que associam alta produtividade às melhores práticas de gestão e sustentabilidade das operações. A Raízen é um exemplo muito bem-sucedido desta realidade e, para nós, a certificação da usina Barra, que agora possui o maior escopo certificado do mundo, representa um grande marco alcançado pelo setor sucroenergético nacional”, afirma Livia Ignácio, coordenadora regional do Bonsucro no Brasil.

Conquistas como essa mostram o comprometimento da Raízen com a sustentabilidade de suas atividades e a capacidade de seu time em atingir grandes objetivos. Para a certificação da Unidade Barra, a Raízen envolveu cerca de 4 mil funcionários de diversas áreas da companhia que juntos trabalharam para atender aos rígidos critérios do padrão Bonsucro.